Festival De Música: Confira Dicas e Truques Para Você Curtir o Evento

Um festival de música atrai pessoas de todas as idades e origens, e oferece uma variedade de experiências para o público. Ou seja, as pessoas podem ouvir música de seus artistas favoritos e experimentar diferentes culturas.

Os festivais conquistaram um lugar especial na cultura global. Aqui no Brasil, por exemplo, Rock in Rio, Lollapalooza e The Town atraem pessoas de todos os lugares. São lugares onde estranhos se tornam amigos e onde as memórias criadas duram uma vida inteira.

Além disso, um festival é uma ótima maneira de descobrir novos artistas. No entanto, esses eventos também podem ser um desafio, como serem lotados e cansativos. Por isso, separamos algumas dicas essenciais para você curtir ao máximo essa experiência.

Dicas para curtir um festival de música

Com um planejamento cuidadoso e a lista certa de itens, você estará pronto para vivenciar um festival de música inesquecível. Veja!

 Planeje com antecedência

Ao planejar com antecedência, você garante a sua entrada e evita decepção. Além disso, se precisar de acomodação, reservar um hotel, por exemplo, você pode se organizar com mais tempo e evitar problemas no dia do evento.

Festivais costumam apresentar uma ampla variedade de artistas e bandas em vários palcos e horários. Dessa forma, é importante criar um cronograma, garantindo que você não perca os shows que mais deseja ver.

Portanto, planejar com antecedência é fundamental para garantir que você tenha uma experiência ótima e sem contratempos. Assim, permite que aproveite ao máximo a música, economize dinheiro, evite estresse desnecessário e esteja preparado para enfrentar qualquer desafio que possa surgir durante o festival de música.

Escolha as roupas e os sapatos certos

Os festivais costumam durar vários dias e envolvem longos períodos de pé, além de andar muito, então é importante usar roupas leves e confortáveis. Roupas e sapatos inadequados podem levar a bolhas nos pés, dores nas costas e outros desconfortos físicos que podem atrapalhar a sua experiência. Além disso, roupas leves e adequadas facilitam a movimentação na multidão.

Esses eventos também acontecem em diferentes épocas do ano e em locais com condições climáticas diferentes, ou seja, é importante estar preparado, levando em consideração tanto o calor quanto a possibilidade de chuva.

Por isso, priorize essas dicas:

  • Escolha calçados e roupas confortáveis;
  • Leve óculos escuros, protetor solar e chapéu;
  • Leve um casaquinho caso veja que a temperatura pode cair.

Hidrata-se e alimente-se bem

Mantenha-se hidratado o tempo todo, especialmente se estiver calor. O festival de música envolve muita atividade física e exposição ao sol, o que pode levar à desidratação se você não estiver bebendo água suficiente.

Além disso, é fundamental se alimentar bem. Experimente a variedade de alimentos oferecidos no evento, mas lembre-se de equilibrar com escolhas saudáveis para manter a energia.

Combine um ponto de encontro

Escolha um ponto de encontro específico onde você e seus amigos possam se encontrar em caso de separação na multidão. Com tantas pessoas em um mesmo local, é comum que a rede de internet móvel se torne instável. Assim, você não conseguirá fazer chamadas telefônicas ou enviar mensagens.

Se você chegou ao festival com um grupo de amigos, mas cada um decidiu seguir seu próprio caminho, é uma boa ideia estabelecer um ponto e horário de encontro. Por exemplo, no portão de entrada e meia hora após o término do último show.

Dessa forma, todos têm a liberdade de aproveitar as diferentes atividades e atrações do festival de música individualmente, seguindo seu próprio roteiro. Mas garante que todos possam se reunir em segurança no final do dia.

Por fim, anote o telefone dos seus amigos em um papel. Atualmente, confiamos muito em nossos celulares, mas não podemos garantir que a bateria do seu telefone durará o festival inteiro ou que o aparelho estará sempre acessível. Portanto, é aconselhável anotar os números de telefone de seus amigos em um pedaço de papel e carregá-lo consigo o tempo todo.

Escolha a bolsa certa

É melhor evitar mochilas e bolsas grandes. Além de serem proibidas em alguns locais, elas são um peso adicional e podem atrapalhar seus movimentos, especialmente se você escolheu ficar bem perto do palco no meio da multidão, onde o espaço é limitado e a aglomeração é intensa.

Em casos de pessoas que saem direto do festival de música para o aeroporto, vale verificar se o evento conta com serviço de guarda-volumes.

Leve apenas o essencial

Os festivais de música têm regras muito específicas sobre o que as pessoas podem ou não levar consigo. Itens como guarda-chuvas, garrafas, medicamentos e alimentos costumam estar na lista de itens proibidos. Por isso, é importante levar apenas o essencial.

Além disso, você terá menos coisas para carregar, o que facilita a sua mobilidade e resulta em maior conforto, já que carregará menos peso. Dessa forma, evita dores nas costas e o cansaço que pode ocorrer ao longo do festival.

Assim também reduz a chance de perder algo valioso ou importante. Ainda, itens em excesso podem ser um alvo para furtos em meio à agitação do festival.

Vá de transporte público

O transporte público é uma forma segura de chegar e sair de um festival de música, além de ser mais econômico, já que esses eventos têm estacionamentos caros. Além disso, os festivais atraem muitas pessoas e, como resultado, o tráfego nas proximidades pode ser caótico. O transporte público evita estresse de enfrentar congestionamentos, economizando tempo e paciência.

Esses transportes também oferecem serviços diretos ou de fácil acesso aos locais dos festivais. Assim, você pode chegar mais próximo do evento sem se preocupar em encontrar estacionamentos ou caminhar longas distâncias.

E o mais importante: se você planeja consumir álcool durante o festival, não precisará se preocupar em dirigir sob a influência, pois terá uma maneira segura e confiável de voltar para casa.

O que levar para um festival de música

Ao se preparar para um festival de música, é importante levar itens essenciais para garantir que você tenha uma experiência confortável e agradável. Por isso, confira o regulamento do evento para ter certeza do que pode ou não levar.

Em primeiro lugar, certifique-se de ter seus ingressos, documento de identidade e qualquer documentação necessária para entrada no festival. Também não se esqueça de levar água. Além disso, é importante se proteger do sol, especialmente se o festival estiver acontecendo durante o dia, então leve protetor solar. Óculos de sol e chapéu também podem ajudar.

Leve dinheiro em espécie ou cartões de crédito ou débito para despesas como comida, bebida e compras no evento. Por fim, você pode levar algumas opções de alimentos leves e saudáveis, como barras de cereal e frutas para evitar passar fome durante o festival.

Em conclusão, ao se preparar para um festival de música, é importante levar em consideração a sua segurança, conforto e diversão. Montar uma lista de itens essenciais é fundamental. Além disso, estar ciente das regras específicas do evento ajuda a evitar contratempos e torna mais fácil aproveitar ao máximo as apresentações musicais.

Principais festivais de música no Brasil

O Brasil é conhecido por sediar diversos festivais de música ao longo do ano, abrangendo uma ampla variedade de gêneros e estilos musicais. Alguns dos principais são:

  • Rock in Rio: um dos maiores festivais de música do mundo, o Rock in Rio ocorre no Rio de Janeiro e apresenta uma mistura de rock, pop, eletrônico  . É famoso por trazer grandes artistas internacionais e nacionais.
  • Lollapalooza: inspirado no festival norte-americano, o Lollapalooza Brasil acontece em São Paulo e apresenta uma programação diversificada que inclui música de todos os estilos e com cantores de vários lugares do mundo.
  • Villa Mix Festival: já esse festival é dedicado à música sertaneja, um dos gêneros mais populares no Brasil. Mas o evento também recebe artistas de outros estilos musicais, como Alok e Anitta. O festival acontece em várias capitais do país.
  • João Rock: realizado em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, o João Rock é conhecido por seu foco em bandas de rock e pop brasileiras. Assim, são 4 palcos distribuídos pelo espaço do evento.
  • Coala Festival: esse evento conta com a participação de renomados artistas da música brasileira. No entanto, o objetivo principal do evento é promover artistas novos, bandas que ainda não são tão consolidadas. O festival acontece no Memorial da América Latina em São Paulo.
  • Planeta Atlântida: um festival de música que acontece anualmente em Xangri-lá, Rio Grande do Sul. Reúne diversos nomes da música nacional, como Jota Quest e Luan Santana.
  • Virada cultural: realizada em São Paulo, a virada cultural é um evento com 24 horas de música, arte, cultura e história. Além disso, é gratuito para o público e acontece em São Paulo.
  • The Town: é um festival organizado pelas mesmas pessoas por trás do famoso Rock in Rio. A programação inclui uma ampla variedade de gêneros musicais. Além disso, o evento ocorre no mesmo local onde é realizado o Lollapalooza, o Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Você já decidiu qual será o próximo festival de música que participará? Agora, basta comprar o seu ingresso e os melhores fones de ouvido bluetooth seguir as dicas acima para aproveitar o evento ao máximo e ter memórias incríveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *